sábado, 17 de julho de 2010

Guerra congelada


POR FAVOR! Alguém avise a esse povo que a Guerra Fria acabou! Como assim acharam espiões russos nos Estados Unidos? O que eles queriam lá? Copiar a fórmula do Mc Donalds? – Tipo aquele bichinho do Bob esponja? Haha – Pelo amor de Deus, né? Se você não tem capacidade de fazer as próprias pesquisas, digita no google que ele faz pra você. Não precisa sair de casa!

Eu me lembro de pensar também no "fim" dessa guerra, quando assisti ao último filme do Indiana Jones – Aquele do velho de quatrocentos anos que lutava com todo mundo no meio da selva e não tinha nem dor nas costas. Imagine seu avô fazendo isso! -. Lembra quem eram os vilões? OS SOVIÉTICOS! Pra quê isso, gente? Colava quando o comunismo ainda estava aí, ou pelo menos quando a União Soviética existia, né? Tão com medo de quem? Da Coréia do Norte?

Nasci justamente no ano em que a URSS acabou. Não senti na pele, o problema. Mas tomando como base o fato de até hoje essas idiotices acontecerem, imagino que naquela época devia ser o caos. Não me assusta o tanto de gente que pensava que comunista comia criancinha, estuprava empregada doméstica, etc, com toda aquela propaganda anti-comunista dos EUA que corria por aqui. – Não lembro quem foi. Perguntou numa aula de catecismo o que era o comunismo; e o padre, levantando da cadeira e erguendo o dedo furioso, disse: “É coisa do demônio!” –. E até hoje não é raro ouvir: “Bando de comunistas babacas.”

Difícil esquecer daquela loira da tevê falando algo assim: “Esqueçam esse negócio de ser anti-capitalista e vamos, todo mundo, pra Disney.” Claro! Paga pra mim que eu vou. Morro de vontade de dar um soco na cara do Mickey! Nunca vou perdoar a Disney por fazer o Zé Carioca, só pra trazer o Brasil pro seu lado. Coisa mais suja! E todo mundo pensando que era homenagem. Ah, vá!

Mas, voltando aos espiões, haha – Desculpa, gente! Eu não consigo parar de rir disso! – Fiquei sabendo quando fui treinar meu inglês no site do “The New York Times” e tava lá essa notícia em destaque, bem na capa do site. – Claro! Pra todo mundo ver. Quando essa guerra fria vai acabar de verdade? – Vocês precisam ver os detalhes que a notícia dava. Tinha todo um esquema profundamente pensado por trás da espionagem. Desde histórias para cobrir a identidade a proibições de exercer certos cargos. Um verdadeiro filme, daqueles bobos de Hollywood.

Aí vão lá o Obama e o ajudante do Putin, o presidente Medvedev, conversar. O medo era: depois de tantos anos de reconciliações, será que tudo vai mudar agora? Claro que não! Nada vai mudar. Os Estados Unidos vão continuar a fazer filmes com vilões soviéticos e os russos vão continuar morrendo de raiva e tentando saber o que eles estão planejando. Com certeza os dois deram boas risadas nessa reunião.

Víni Branquinho

3 comentários:

  1. Vini, como sempre, está ótimo .. mas olha eu também achei cômica essa descoberta de espiões russos, só rindo mesmo.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Os americanos odeiam uma guerra em que eles não ganham com muito bang bang... eles ainda estão mal-resolvidos com a questão russa hehehe

    ResponderExcluir
  3. huahuahuahuahuahauha Me diverti =P Quase um post do blog dos alunos de RI da unesp "paginainternacional". Menino antenado XD

    ResponderExcluir